vestido preto de bolinha branca e acessórios femininos

Como combinar vestidos com acessórios?

Surgiu aquela festa mais formal, uma reunião no trabalho ou confraternização na empresa. E aí? Já sabe o que usar?

Não é incomum que a maioria das mulheres já planeje o seu visual antecipadamente, com o objetivo de conseguir combinar o penteado com roupas, bolsa e adereços. No entanto, muitas ainda têm dúvidas sobre o que podem ou não fazer para garantir um visual harmônico e bonito.

No post de hoje, você vai aprender a combinar vestidos com acessórios e aproveitar ao máximo todas essas peças com o profissionalismo de uma consultora de moda. Duvida? Veja só:

 

Vestidos estampados

mulher com vestido estampado combinando com bolsa bege e óculos de sol

 

Os vestidos muito coloridos ou com estampas carregam muita informação. Por isso, é importante pegar leve na escolha de brincos, colares e pulseiras. Evite bijuterias ou joias com pedras, brilho e muitas aplicações para que elas não “briguem” com sua roupa.

O ideal é que os acessórios completem o seu look, então invista em adereços mais simples e delicados ou utilize apenas uma única peça chamativa (como um bracelete, por exemplo). 

Ao escolher o restante dos acessórios, como o cinto, é legal procurar por uma cor que dialogue com algum tom que esteja em evidência no vestido. Mas isso não é uma regra: aquela necessidade de combinar o brinco com o colar ou o sapato com a bolsa já é ultrapassada, apesar de permitida.

O recomendado é que haja equilíbrio no seu visual, sem um conjuntinho obrigatório. Veja se as cores do vestido combinam com seu tom de pele e cabelos. Se a estampa imitar peles de animais, invista em uma bolsa neutra, de couro preto ou marrom para não correr o risco de errar.

 

Tons neutros

mulher usando vestido preto combinando com bolsa de couro vermelho, óculos de sol e anel semijoia

 

Os vestidos mais simples e discretos, nas cores preto, branco ou bege, já permitem uma ousadia maior na escolha dos sapatos, bolsa ou joias. Argolas grandes, pulseiras coloridas, clutches estampadas e sandálias com um estilo mais punk podem ser usadas sem medo.

As bijuterias douradas se dão bem com as roupas pretas e beges, enquanto as prateadas combinam com o branco e tons rosados, principalmente nas mulheres mais jovens. Caso a ocasião seja mais informal, sandálias ou sapatos metalizados transmitem modernidade ao visual.

Para que o look não pareça sem vida, abuse de acessórios com pedras, enfeites de metal, lenços estampados e, até mesmo, chapéus, dependendo da ocasião. Se não estiver prestes a comparecer a nenhum evento relativo a trabalho, ouse um pouco mais e explore alguns contrastes.

Isso significa combinar vestido preto com sapato azul, bolsa amarela com vestido bege, cinto vermelho com vestido branco e por aí vai, mas atenção: essa pode não ser uma boa ideia, caso o vestido seja um pouco mais chamativo, com muitos detalhes, brilhos ou bordados.

 

Vestidos de festa

mulher com vestido preto e um grande brinco semijoia

 

Os vestidos de gala (ou de festas mais formais) não se dão bem com o excesso de acessórios. Por isso, dispense echarpes, cintos e joias em demasia. Escolha apenas uma ou duas delas em vez de incluir pulseiras, anéis, brincos e colares juntos na sua produção.

Ao combinar vestidos com acessórios, é preciso tomar cuidado para que os sapatos ou a bolsa não roubem a atenção da roupa — portanto, escolha tons que combinem para ambos. Na dúvida, clutches pretas, beges, prateadas, nudes e douradas são coringas e dão certo com tudo.

Isso não significa, no entanto, que você não possa usar peças chamativas. Para as festas diurnas, uma dica é escolher acessórios prateados, com destaque para as zircônias e as pérolas. Durante a noite, pedras brilhantes ou de cores fortes vão evidenciar a elegância da sua produção.  

Não se esqueça daquela velha regrinha para não ficar parecendo uma árvore-de-natal: vestidos simples ou monocromáticos permitem o uso de maxi colares (ou brincos grandes) com muito glamour e cor. Vestidos com aplicações, detalhes e brilho pedem peças minimalistas.

 

Vestidos casuais

mulher usando vestido casual com acessórios semijoia

 

Se o evento não for tão sofisticado assim, tudo bem. Isso não significa que você ainda não possa usar cintos, chapéus, semijoias chamativas (com pedras coloridas e foscas) e lenços, principalmente se combinados com vestidos longos e monocromáticos. 

Os modelos mais curtinhos, por outro lado, transmitem um ar de jovialidade quando combinados com tênis, sapatilhas e mini-bolsas. Eles também são uma opção leve e confortável para os dias quentes.

E por falar em calor, os óculos escuros são ótimos para sua saúde e seu estilo nos dias ensolarados. Combinar vestidos com acessórios desse tipo é bem fácil: apenas escolha uma armação cuja cor harmonize com seu tom de pele. 

 

Vestidos executivos

mulher com vestido branco e acessórios dourados

 

No ambiente de trabalho (ou em uma entrevista de emprego, por exemplo), menos é mais. Escolha poucos acessórios, entre relógios, brincos, colares e anéis, cintos e pulseiras justas. Na dúvida, opte por peças minimalistas ou delicadas. Deixe a sobriedade predominar no seu look!

Para os pés, evite saltos extremamente altos e prefira os modelos peep toe. Caso não saiba qual é o dress code da sua empresa, a peça coringa é o scarpin. Ele vai impor respeito, elegância e seriedade em qualquer situação.

Decotes

mulher usando vestido de festa preto com colar e brinco minimalista

 

Quando a ocasião for mais descontraída, use os decotes a seu favor para realçar seus pontos fortes e encher o seu look de sensualidade.

Uma abertura em formato de “V” no seu vestido, por exemplo, vai alongar sua silhueta e pode até disfarçar os quilinhos a mais, dependendo do comprimento da peça. Uma corrente fina combinada nesse look vai iluminar seu rosto, além de realçar as cores mais neutras da sua roupa.

Por outro lado, se o modelo escolhido for tomara que caia ou frente única, o ideal é evitar o uso de lenços, gargantilhas e colares para valorizar a beleza natural do seu colo. Você pode compensar o pescoço livre com brincos grandes ou um anel de pedras. 

 

 

Seguindo essas dicas e utilizando peças atemporais, você estará sempre elegante e na moda. No entanto, o real segredo para se sentir linda e confiante é usar peças confortáveis, que reflitam a sua personalidade e estilo.

Gostou de aprender a combinar vestidos com acessórios? Para ficar sempre por dentro de novidades você só precisa assinar a nossa newsletter. Cadastre-se no site e receba todo o conteúdo do blog em seu e-mail.

Comments (6)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *