As 6 principais joias das realezas ao redor do mundo

A realeza sempre foi motivo de curiosidade e admiração, não só pelos seus súditos, mas também por todo o mundo. E uma das coisas que mais chama a atenção é quando há algum evento público, como casamentos e festas, e os membros da monarquia aparecem com os mais belos adornos.

Sem dúvida, as joias das realezas criam um certo furor nas pessoas que conseguem ver, mesmo que de longe, essas peças magníficas. Então, se você adora joias e gosta de saber tudo sobre elas, veja esta lista que preparamos com as peças mais famosas usadas pelos monarcas de todo o mundo!

1. Tiara de Vladimir

Rainha Elizabeth II com a Tiara Vladimir

Certamente, você já deve ter visto em fotos, ou mesmo na televisão, a rainha Elizabeth II com essa tiara. São 15 círculos de diamantes entrelaçados e, no meio de cada um, há uma pérola em forma de gota, pendurada como pingentes articulados.

Mas você sabia que essa joia nem sempre pertenceu à coroa britânica?

A tiara era da Grã-duquesa Vladimir, tia no czar Nicolau II, da Rússia. Ela foi uma das mais conhecidas e admiradas dentre as grã-duquesas da família real, e todos sabiam que ela não nutria grande simpatia pela esposa do sobrinho, a czarina Alexandra Feodorovna.

Então, a tiara feita em 1874 por Bolin, um famoso joalheiro responsável por fabricar as joias da corte, e escondida pela dona em um cofre russo, em 1918, durante a revolução russa. Nessa época, ela fugiu sem as suas joias, que só retornaram para ela 2 anos depois, no momento de sua morte, quando teve que dividir as joias entre os 4 filhos.

A tiara foi, então, dada para Nicholas, princesa da Grécia, que a vendeu para beneficiar a família e algumas instituições de caridade. E quem a comprou foi a rainha Maria da Inglaterra, em 1921, que a passou para a sua neta Elizabeth II em 1953, ano de sua morte.

Hoje, a rainha inglesa já usou a tiara de 2 formas: sem as pérolas, e com esmeraldas no lugar delas.

 

2. Tiara Bragança

Rainha Silvia da Suécia com a tiara Bragança

Essa joia é incrivelmente bela, com 12.5 cm composta por desenhos de arabescos, folhas e flores, todos com diamantes encrustados e montados sobre uma estrutura de ouro e prata. Mas o seu nome fez você se recordar de algo familiar?

A Tiara Bragança pertenceu à família real portuguesa e à imperatriz do Brasil Amelie, segunda esposa de D. Pedro I, após a morte da Marie-Leopoldine. Quando Amelie morreu, em 1873, sua única filha já tinha morrido anos antes. Logo, sua tiara foi deixada como herança para a irmã Josephine, que era rainha consorte na Suécia.

Desde então, apenas rainhas suecas tiveram permissão para usar essa joia tão valiosa. Só houve uma única exceção, para a princesa Louise, que a usou na coroação do Rei George VI do Reino Unido.

A Rainha Sílvia sempre mostrou a sua preferência por essa tiara, e a usava tradicionalmente em grandes jantares de estado ou, então, em fotos oficiais. Ela só usou a peça fora do país por 2 vezes: na Dinamarca, durante o aniversário da rainha Margarethe II, e no casamento da princesa Victoria, em 2010.

 

3. Tiara Meninas da Grã-Bretanha e Irlanda

Tiara Meninas da Grã-Bretanha e Irlanda

 

Essa é outra joia da coroa britânica, muito usada pela rainha Elizabeth II em ocasiões especiais. A tiara foi um presente de casamento da organização Meninas da Grã-Bretanha e Irlanda à futura rainha Maria, avó de Elizabeth II.

A joia é um belo encrustado de diamantes de festões e pergaminhos ajustados em uma base na forma de losango. A versão original possuía remates de pérolas, que foram retirados e substituídos por diamantes pela rainha em 1914.

A peça foi dada à rainha Elizabeth II, como presente de casamento pela sua avó. Ela pode ser usada de duas formas, com e sem a base — a rainha, é claro, já testou as duas.

 

4. Tiara de Águas Marinhas

Tiara de Água marinhas Rainha Elizabeth II

Apesar de estar hoje na caixa de joias da realeza britânica, essa peça foi fabricada com águas marinhas brasileiras, e feita por joalheiros também brasileiros. Além da tiara, também há outras peças no conjunto, como pulseiras, 1 par de brincos, colar e broche.

Elizabeth II ganhou o colar e os brincos de presente na época da sua coroação. Logo após, em 1958, o governo deu o broche e a pulseira para combinar perfeitamente com as outras peças.

Em 1957, a rainha encomendou a tiara para combinar com as outras peças a uma joalheira inglesa. A gema principal do colar foi substituída por uma menor, para fazer parte da tiara como peça central.

 

5. La Peregrina

Pérola la peregrina de Maria Tudor e Elizabeth Taylor

Quem já viu um dos retratos oficiais da rainha Maria Tudor da Inglaterra deve ter notado que uma pérola bem grande está pendurada em seu broche.

O presente foi do seu esposo, Felipe II da Espanha, e foi encontrada nas Américas em 1560 no Golfo do Panamá. Foi a maior encontrada até esse momento, e pesava 55,95 quilates ou 11,2 gramas!

Após a rainha morrer, a peça retornou para a Espanha, e ficou no país até 1808 quando José Bonaparte tornou-se rei da Espanha. Depois de 5 anos de reinado, ele fugiu e levou diversas joias, incluindo essa pérola.

Muitos anos depois, a peça foi a leilão e comprada pelo ator Richard Burton, com a qual presenteou a esposa, a atriz Elizabeth Taylor, no dia nos namorados. A Espanha, no entanto, afirma que ela é falsa, e que a original está no acervo das joias da coroa.

 

6. Tiara de Lady Paltimore

Tiara Poltimore e Princesa Margarete

 

Há muita polêmica envolvendo essa peça. Alguns dizem que foi a princesa Margaret que a comprou e encomendou, por conta própria. Outros dizem que foi comprada pela Rainha Mãe ou pela irmã, Elizabeth II, como presente de casamento.

De toda forma, é uma tiara de grande opulência, com uma altura maior que as próprias tiaras da rainha. A peça tem 19,2 cm e vem em conjunto com um colar e 11 broches — tudo é coberto por diamantes. Essa linda joia foi vendida em leilão após a morte da rainha, em 2002.

 

 

Gostou deste post? Quer saber ainda mais sobre as joias das realezas e outros assuntos relacionados? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as próximas novidades!

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 10 = 17