Hoje em dia, comprar pela internet garante uma facilidade enorme. No entanto, na hora da escolha, muitas dúvidas ainda povoam a cabeça das mulheres. Os questionamentos sobre como comprar anel são muitos: vão desde a preocupação com a segurança dos dados até eleger o tamanho correto da joia.
Sabendo disso, decidimos reunir as principais dicas sobre o assunto e mostrar como fazer a escolha certa ao se comprar anéis online.
Acerte no tamanho
Assim como sapatos e outros itens, os anéis são oferecidos em diversos tamanhos. Como descobrir qual é o seu? A tarefa é mais simples do que parece. Confira abaixo algumas sugestões de como você pode matar essa charada:
- uma possibilidade é pegar um anel que você já possua, e que tenha o tamanho ideal para o seu dedo, e medir o diâmetro. Também existem escalas e índices disponíveis online que revelam o número do aro a partir do diâmetro da joia;
- há tabelas e diagramas que mostram todos os tamanhos de aro. Você pode imprimir e comparar com seus anéis, colocando-os em cima, para descobrir o número correspondente. Não faça isso na tela do computador ou celular, pois a medida da imagem pode ser alterada. O correto é imprimir preservando a escala correta;
- se possuir uma joalheria de confiança, você também pode ir até lá e pedir que meçam seus dedos com uma aneleira ou medidor. Ou comprar uma dessas ferramentas.
Existe uma numeração universal, mas há quem crie o seu próprio padrão. Então, sempre cheque se o e-commerce a está usando ou se traçou um parâmetro diferente.
O site Magnífica Joias possui uma tabela que você pode imprimir e guardar para eventuais consultas. Baixe ela aqui.
Outra dica importante: na hora de medir seu dedo, certifique-se de que a temperatura do local não está muito alta ou baixa. A mão incha no calor e pode causar algum engano na hora de definir os valores.
Desconfie de ofertas exageradas
Quando o preço é baixo demais, melhor desconfiar. Sites que oferecem produtos por valores muito menores que o mercado podem estar utilizando ouro, prata e pedras de procedência duvidosa. Você corre o risco de comprar itens feitos a partir de materiais desconhecidos ou mesmo fruto de roubos e furtos.
Leia cuidadosamente a descrição do produto. Preste atenção se o peso da joia corresponde ao esperado para uma peça do tipo, e também observe tamanho e qualidade das pedras. Outras informações que você precisa tomar conhecimento são as políticas de troca e devolução, taxas e frete.
Veja o feedback de outros clientes
Uma das grandes vantagens que a internet proporciona é a maior facilidade na interação e no contato com as pessoas. Por conta dessas possibilidades, há sempre avaliações disponíveis na maioria dos sites, serviços e e-commerce.
Procure ler os comentários de internautas que já compraram do fornecedor em questão. Pode ser tanto no site, quanto nas redes sociais da marca. Lá você vai conseguir relatos sobre a qualidade dos acessórios, atendimento, cumprimento do prazo de entrega, etc.
Se o e-commerce é novo e ainda não possui muitos comentários de compradores, faça uma pesquisa do nome da empresa em um site de buscas. Entre os resultados, você pode encontrar algumas informações e até resenhas de blogueiras.
Escolha sites confiáveis
Antes de comprar, certifique-se de que o comércio eletrônico é seguro e criptografado. Os principais navegadores oferecem uma certificação ao abrir as páginas. Procure por um cadeado ao lado do endereço do site, isso significa que você está a salvo.
A mesma atenção deve ser dada ao método de pagamento. Seus dados de cartão de crédito não devem ficar gravados e, se a transação for intermediada por um serviço conhecido, como o PagSeguro da Uol, melhor.
Uma das qualidades mais importantes quando negociamos com fornecedores de joias e semijoias é a tradição. Se o site for de uma marca consolidada há algum tempo no mercado, será ainda mais seguro.
Entre em contato com o vendedor
Se após medir o seu dedo, ler atentamente as descrições e pesquisar a segurança do site, restar alguma dúvida sobre tamanho, qualidade, entrega ou procedência, ligue para a empresa ou mande um e-mail para acabar com as interrogações.
Muitas vezes o contato direto é melhor e deixa tudo mais claro. O importante é que você faça sua compra 100% certa, decidida e bem informada.
Evite riscos com a entrega
Joias são itens que exigem um investimento maior, além de serem uma escolha feita com carinho e apreço. Não deixe que ela corra perigo de se perder pelo caminho. Solicite frete com seguro. O preço é um pouco maior, mas considere isso como parte do investimento.
Exija nota fiscal
Esse documento é mais um recurso para se certificar de que a loja trabalha corretamente, paga todos os impostos e presta contas das origens das suas mercadorias.
Além disso, se você precisar de qualquer assistência, recorrer à garantia ou trocar, a nota fiscal vai comprovar que a joia foi adquirida com essa empresa, em uma determinada data.
Ajuste o tamanho
Você mediu o dedo, comparou com a tabela e mesmo assim ocorreu algum equívoco e a peça ficou grande. Calma, tem solução. Primeiro, você pode tentar trocar a peça. Se essa não for uma opção viável ou interessante para o seu caso, existem outras maneiras de resolver.
Se o anel for liso, um profissional de confiança pode fazer um pequeno ajuste e diminuir o tamanho. Contudo, se o design não permitir o retoque, a dica é colar uma fita por dentro para preencher o espaço entre o acessório e o dedo.
As farmácias possuem modelos tipo a “Dr. Schools For Her”, feitas para evitar que os sapatos machuquem o pé e que são da cor da pele, macias e com adesivo forte. Além do uso original, também são uma ótima solução para tornar o anel um número menor.
Com todas essas dicas de como comprar anel online, não tem como errar. Agora é só se deliciar com as opções disponíveis no mercado e seguir as tendências que mais te agradam. Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência com compras online? Comente aqui com a gente!