Brinco dourado pequeno de flor preto semijoia esmaltada esmalte preto magnifica joias

Semijoias esmaltadas: como são produzidas?

As semijoias esmaltadas são pouco conhecidas, apesar de estarem presentes por toda parte. Falamos pouco ou quase nunca dessas peças magníficas que, além de somarem cor e vida às nossas produções, são elegantíssimas e, às vezes, cheias de significados. Eu aposto que você tem aí no seu porta-joias uma dessas semijoias nem imagina! Então nesse post eu vou te contar como elas são e como é a sua produção, que, a propósito, não é nada simples.

Quando surgiram as semijoias esmaltadas?

Desde os primórdios nós, de um modo geral e aqui eu também incluo homens, usamos adornos e acessórios. Em 3.500 a.C. as pessoas já usavam joias que carregavam simbolismos e misticismos, como amuletos de proteção, representações da natureza, entre outros e também acreditavam que as cores tinham diferentes significados e é nesse período que surge o esmalte para as joias.

Como são feitas as semijoias esmaltadas?

Os esmaltes aplicados nas semijoias ou em metais em geral (porque eles são usados também em itens de decoração) são feitos a partir da fusão de óxidos metálicos em alta temperatura, formando assim cristais que imitam vidro, coloridos ou não, quando passam pelo processo de resfriamento. A dilatação desse material é que se adequa às superfícies metálicas, formando uma camada vitrificada.

Técnicas

Os franceses desenvolveram várias técnicas a fim de que semijoias esmaltadas e outros itens, como vasos e jarros, fossem produzidos com acabamento impecável. Cada técnica tem seu diferencial. Vamos conhecer rapidamente três dessas técnicas que são aplicadas à semijoias esmaltadas:

Cloisonné

A Cloisonné é feito com bordas e fios de metal nobre formando compartimentos e desenhos onde o esmalte é aplicado. Esses fios ficam aparentes nos objetos que compõem, resultando em um item elegante e luxuoso.

Anel dourado com semijoia e esmalte azul e branco semijoias esmaltadas magnifica joias

Plique-à-jour

A Plique-à-Jour é uma técnica de produção de esmalte translúcido. Dentro de espaços vazados de uma estrutura aplica-se o esmalte. Ele se adapta ao formato da estrutura e forma um material que se assemelha ao vidro. Por não possuírem um fundo, uma base protetora, são itens muito frágeis e que merecem todo o cuidado do mundo.

técnica plique a jour esmaltado

Grisaille

A técnica Grisaille usa geralmente tons preto e branco, podendo também ser composta pelo azul. Na base metálica fica o esmalte preto ou azul e o design, os detalhes, o desenho que compõe a peça, é feito com o esmalte branco. Magnífico!

tecnica grisaille esmaltado

Todos esses processos resultam em um trabalho maravilhoso, porém frágil. Portanto as semijoias esmaltadas precisam receber tanto cuidado quanto semijoias que contam com pedras e cristais preciosos. Quedas e mau uso podem fazer com que o esmalte rache ocasionando a perda da semijoia.

Para cuidar de suas semijoias esmaltadas, tê-las sempre limpas e brilhantes você pode usar os mesmos cuidados que contamos nesse post. Assim você garante uma longa duração para as suas semijoias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 + = 37