anel solitário

Semijoia ou bijuteria? Qual é a diferença entre elas?

Semijoia ou bijuteria? Várias pessoas têm dúvidas sobre como diferenciar as semijoias das bijuterias e, de fato, nem sempre isso é uma tarefa fácil… Mas em uma coisa nós temos que concordar: por mais que a gente encontre bijuterias lindas, as semijoias duram por muito mais tempo, o que nos permite usar elas com vários looks, por várias e várias estações. Mas, além desse fator, o que mais difere a semijoia da bijuteria?anel solitário

O que diferencia a semijoia da bijuteria?

Primeiramente o material. As semijoias passam por diversas imersões até chegar ao resultado que vemos. Resumidamente (o resumo do resumo) a primeira é a galvanoplastia, que inclui a imersão da peça bruta de metal em uma solução do metal nobre (que pode ser ouro, prata, ródio, entre outros); em seguida vem o banho que dá às peças textura e brilho; logo após, o banho de ouro puro, que protege a peça e garante sua durabilidade; finaliza-se então com mais um banho de ouro 22k para que, além de durar, ela mantenha a coloração exata com o passar tempo; e acima de tudo isso a peças recebe uma camada orgânica que funciona como uma película para que a peça fique realmente protegida. Por isso, além de a qualidade das semijoias ser superior à das bijuterias, toda essa produção impede que nós, mulheres, soframos com alergias, inflamações e etc.

Já as bijuterias têm a base constituída de metal menos nobre. As bijuterias de melhor qualidade recebem uma fina camada de ouro, o conhecido banho “flash”. Entretanto é mais frequente a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada que imita o ouro. Por isso elas oxidam e perdem sua coloração tão facilmente.

Diferença entre semijoia e bijuteria

Outro fator importantíssimo a ser considerado é a cravação. As semijoias são cravejadas, isto é, têm materiais fixados a elas, como pedras naturais ou sintéticas (que sofrem alteração em laboratórios). E as bijuterias têm fragmentos colados às peças. Exemplificando: as semijoias são cravejadas com zircônias, uma gema sintética que imita o diamante. Seu “corpo” é totalmente transparente, diferente do strass, que é um fragmento de vidro revestido com uma camada refletora. Veja na imagem:

diferença entre zircônia e strass

Enfim, é de extrema importância que você saiba a procedência de produção das peças. Estar sempre linda exige alguns cuidados. Aqui na Magnífica nós prezamos totalmente pela sua segurança e pela qualidade das peças. Além disso selecionamos as mais belas semijoias para compor os seus looks. E bom, agora que você já sabe a diferença, fica a questão: o que você acha das semijoias? Já teve alguma experiência direta com as semijoias Magnífica? Deixe aqui embaixo um comentário para nós! E se você ainda não teve nenhuma experiência conosco, dá uma olhadinha aqui no site e chama a gente lá no chat. Você vai amar!

Beijos e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 3