roupa da madrinha de casamento

6 dicas para escolher a roupa da madrinha de casamento

O dia do casamento é, sem dúvidas, o grande dia da noiva, mas as madrinhas devem estar impecáveis, afinal de contas, são o braço direito dela. E o primeiro ponto que deve ser tomado em consideração é a roupa da madrinha de casamento.

A madrinha precisa escolher qual vestido é o mais adequado para essa ocasião levando alguns fatores em conta, como o estilo dos noivos, o local da festa, o horário da cerimônia, se há ou não um traje predeterminado, entre outros fatores.

E nós estamos aqui para te ajudar a fazer a melhor escolha! Por isso, vamos te passar agora como cada um dos fatores deve ser analisado para não passar vergonha no dia da cerimônia.

 

Roupa da madrinha de casamento: como escolher?

1. A roupa já foi escolhida

roupa da madrinha de casamento
Imagem: Pinterest – Casamento Adrielle & Willian

 

Já tem algum tempo que a cultura dos casamentos norte-americanos adentrou no Brasil — e anda fazendo o maior sucesso. Muitos noivos acabam escolhendo a cor que as madrinhas deverão usar no dia da festa. Isso ocorre, muitas vezes, com o intuito de fazer tudo combinar com a decoração, inclusive os padrinhos e as madrinhas.

Às vezes, não é apenas a cor que já vem definida, mas também o modelo. E se todas essas regras já vierem descritas no seu convite, você terá que segui-las.

Por um lado, fica mais fácil. Você não terá que se preocupar com a cor ou o modelo ideal para o local, horário e estilo dos noivos na hora de escolher o seu traje. Por outro, as madrinhas podem não gostar muito, já que algumas cores não ficam bem em determinados tons de pele e alguns modelos não se adaptam de forma satisfatória a todo o tipo de corpo.

 

2. Local do casamento

dicas de locais para a cerimônia de casamento
Imagens: Pinterest

 

Esse é um fator de extrema importância na hora de escolher o que vestir, e é bem fácil entender o porquê. Você iria para um casamento na praia e outro na igreja com a mesma roupa? É bem provável que não!

Por conta disso, vamos te mostrar agora qual é o melhor tipo de vestido para usar em cada um dos ambientes em que as cerimônias geralmente acontecem.

Praia

Aqui, os vestidos de cores mais suaves e delicadas são ótimos para serem usados, especialmente se o casamento for durante o dia ou fim de tarde. Os brilhos não estão proibidos, mas não podem ser usados de forma exagerada. Por exemplo, um vestido de paetê não é, nem de longe, a melhor opção. Gosta de estampas? Pois esse é um ótimo local para aproveitar e soltar as cores do seu vestido.

Já quanto ao modelo, veja os que possam usar um tecido leve e fluido, que combine muito com praia. Os decotes também podem ser mais cavados, já que você estará num ambiente no qual, naturalmente, usamos pouca peça. Só tenha cuidado para o look não ficar vulgar.

Campo

Outro ambiente típico para um casamento. Se você vai para uma cerimônia ao ar livre e não precisará se preocupar com a areia ou o ar muito úmido, as opções são maiores.

Além de poder usar os vestidos citados para a praia, você também pode investir em estampas florais que têm tudo a ver com o campo. Se não deseja parecer tão óbvia, que tal uma estampa com cores sóbrias como o preto e branco? Fica elegante e cai muito bem para cerimônias noturnas.

Igreja ou locais fechados

Muitas cerimônias ocorrem em igrejas — e só depois os noivos e convidados vão para o local da festa. Se uma situação pede mais seriedade e a outra é mais descontraída, como decidir?

É possível combinar as duas coisas. Por exemplo, você pode optar por um modelo menos decotado, já que a cerimônia será na igreja, e ganhar destaque na cor do vestido, usando o vermelho ou vinho, por exemplo.

 

3. Horário da cerimônia

roupa da madrinha de casamento para o dia
Imagens: Dicas de vestido para madrinha de casamento para o dia – Patricia Bonaldi

Durante o dia

Aqui, as cores claras e estampas são as preferidas, e fica muito mais difícil de errar apostando nelas. Tons pastéis também são ótimas opções, com alguns detalhes de dourado na renda, por exemplo, e incrementando o look com acessórios que valorizem a peça.

Como é um horário de maior calor, opte por vestidos com tecidos leves, que permitam a transpiração de forma fácil. Aproveitar o decote para fugir do calor também é uma excelente tática.

Durante a noite

Um horário muito mais fresco pode pedir um modelo mais fechado, dependendo do clima e da estação do ano. Cores fortes como vinho, azul royal e vermelho também são opções excelentes para a escolha do vestido.

À noite também é o horário ideal para um modelo mais sensual e com um decote um pouco mais cavado. Mas, como já dissemos acima, não vale exagerar, certo?

 

roupa da madrinha de casamento para noite
Imagens: Dicas de vestido para madrinha de casamento para a noite – Patricia Bonaldi

 

4. Tipo de corpo

tipos de silhuetas femininas
Imagens: Pinterest

 

 

Muitas madrinhas não se dão conta disso, mas escolher um modelo que valorize as suas curvas pode fazer toda a diferença. Por exemplo, mulheres que têm o corpo tipo ampulheta ficam lindas com o vestido do tipo sereia. Já para aquelas que estão um pouco acima do peso, escolher vestidos que definam a cintura é uma boa estratégia.

 

5. Acessórios

brincos e colar semijoias Magnífica Joias
Imagens: Magnífica Joias

 

Os acessórios também devem combinar com o vestido, principalmente com o estilo. Por exemplo, casamentos durante o dia pedem acessórios mais delicados, com pedras pequenas. Ao contrário, as madrinhas dos casamentos noturnos podem se dar ao luxo de usar colares maiores, com pedrarias ou mesmo conjuntos.

Caso você não queira pensar nisso agora, sempre haverá acessórios que combinam com todos os estilos de cerimônias, modelos e cores de vestido. Mas se organize e compre com antecedência, porque as joias dão aquele toque final necessário, não é mesmo?

 

6. Conforto

 

Assim como a noiva, você também vai passar muitas horas dentro do vestido, portanto, não abra mão de uma peça confortável.

Ela deve permitir os seus movimentos sem nenhuma limitação: dançar, sentar, levantar, abaixar para pegar algo que caiu. Tudo isso deve ser visto no momento da prova, e você precisa fazer esse teste. Caminhe com o vestido e faça os movimentos que seriam feitos numa festa como qualquer outra.

 

 

Já sabe como escolher roupa da madrinha de casamento? Então, para receber mais dicas como essas, assine a nossa newsletter!

 

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =