Surgiu aquela festa mais formal, uma reunião no trabalho ou confraternização na empresa. E aí? Já sabe o que usar?
Não é incomum que a maioria das mulheres já planeje o seu visual antecipadamente, com o objetivo de conseguir combinar o penteado com roupas, bolsa e adereços. No entanto, muitas ainda têm dúvidas sobre o que podem ou não fazer para garantir um visual harmônico e bonito.
No post de hoje, você vai aprender a combinar vestidos com acessórios e aproveitar ao máximo todas essas peças com o profissionalismo de uma consultora de moda. Duvida? Veja só:
Vestidos estampados
Os vestidos muito coloridos ou com estampas carregam muita informação. Por isso, é importante pegar leve na escolha de brincos, colares e pulseiras. Evite bijuterias ou joias com pedras, brilho e muitas aplicações para que elas não “briguem” com sua roupa.
O ideal é que os acessórios completem o seu look, então invista em adereços mais simples e delicados ou utilize apenas uma única peça chamativa (como um bracelete, por exemplo).
Ao escolher o restante dos acessórios, como o cinto, é legal procurar por uma cor que dialogue com algum tom que esteja em evidência no vestido. Mas isso não é uma regra: aquela necessidade de combinar o brinco com o colar ou o sapato com a bolsa já é ultrapassada, apesar de permitida.
O recomendado é que haja equilíbrio no seu visual, sem um conjuntinho obrigatório. Veja se as cores do vestido combinam com seu tom de pele e cabelos. Se a estampa imitar peles de animais, invista em uma bolsa neutra, de couro preto ou marrom para não correr o risco de errar.
Tons neutros
Os vestidos mais simples e discretos, nas cores preto, branco ou bege, já permitem uma ousadia maior na escolha dos sapatos, bolsa ou joias. Argolas grandes, pulseiras coloridas, clutches estampadas e sandálias com um estilo mais punk podem ser usadas sem medo.
As bijuterias douradas se dão bem com as roupas pretas e beges, enquanto as prateadas combinam com o branco e tons rosados, principalmente nas mulheres mais jovens. Caso a ocasião seja mais informal, sandálias ou sapatos metalizados transmitem modernidade ao visual.
Para que o look não pareça sem vida, abuse de acessórios com pedras, enfeites de metal, lenços estampados e, até mesmo, chapéus, dependendo da ocasião. Se não estiver prestes a comparecer a nenhum evento relativo a trabalho, ouse um pouco mais e explore alguns contrastes.
Isso significa combinar vestido preto com sapato azul, bolsa amarela com vestido bege, cinto vermelho com vestido branco e por aí vai, mas atenção: essa pode não ser uma boa ideia, caso o vestido seja um pouco mais chamativo, com muitos detalhes, brilhos ou bordados.
Vestidos de festa
Os vestidos de gala (ou de festas mais formais) não se dão bem com o excesso de acessórios. Por isso, dispense echarpes, cintos e joias em demasia. Escolha apenas uma ou duas delas em vez de incluir pulseiras, anéis, brincos e colares juntos na sua produção.
Ao combinar vestidos com acessórios, é preciso tomar cuidado para que os sapatos ou a bolsa não roubem a atenção da roupa — portanto, escolha tons que combinem para ambos. Na dúvida, clutches pretas, beges, prateadas, nudes e douradas são coringas e dão certo com tudo.
Isso não significa, no entanto, que você não possa usar peças chamativas. Para as festas diurnas, uma dica é escolher acessórios prateados, com destaque para as zircônias e as pérolas. Durante a noite, pedras brilhantes ou de cores fortes vão evidenciar a elegância da sua produção.
Não se esqueça daquela velha regrinha para não ficar parecendo uma árvore-de-natal: vestidos simples ou monocromáticos permitem o uso de maxi colares (ou brincos grandes) com muito glamour e cor. Vestidos com aplicações, detalhes e brilho pedem peças minimalistas.
Vestidos casuais
Se o evento não for tão sofisticado assim, tudo bem. Isso não significa que você ainda não possa usar cintos, chapéus, semijoias chamativas (com pedras coloridas e foscas) e lenços, principalmente se combinados com vestidos longos e monocromáticos.
Os modelos mais curtinhos, por outro lado, transmitem um ar de jovialidade quando combinados com tênis, sapatilhas e mini-bolsas. Eles também são uma opção leve e confortável para os dias quentes.
E por falar em calor, os óculos escuros são ótimos para sua saúde e seu estilo nos dias ensolarados. Combinar vestidos com acessórios desse tipo é bem fácil: apenas escolha uma armação cuja cor harmonize com seu tom de pele.
Vestidos executivos
No ambiente de trabalho (ou em uma entrevista de emprego, por exemplo), menos é mais. Escolha poucos acessórios, entre relógios, brincos, colares e anéis, cintos e pulseiras justas. Na dúvida, opte por peças minimalistas ou delicadas. Deixe a sobriedade predominar no seu look!
Para os pés, evite saltos extremamente altos e prefira os modelos peep toe. Caso não saiba qual é o dress code da sua empresa, a peça coringa é o scarpin. Ele vai impor respeito, elegância e seriedade em qualquer situação.
Decotes
Quando a ocasião for mais descontraída, use os decotes a seu favor para realçar seus pontos fortes e encher o seu look de sensualidade.
Uma abertura em formato de “V” no seu vestido, por exemplo, vai alongar sua silhueta e pode até disfarçar os quilinhos a mais, dependendo do comprimento da peça. Uma corrente fina combinada nesse look vai iluminar seu rosto, além de realçar as cores mais neutras da sua roupa.
Por outro lado, se o modelo escolhido for tomara que caia ou frente única, o ideal é evitar o uso de lenços, gargantilhas e colares para valorizar a beleza natural do seu colo. Você pode compensar o pescoço livre com brincos grandes ou um anel de pedras.
Seguindo essas dicas e utilizando peças atemporais, você estará sempre elegante e na moda. No entanto, o real segredo para se sentir linda e confiante é usar peças confortáveis, que reflitam a sua personalidade e estilo.
Gostou de aprender a combinar vestidos com acessórios? Para ficar sempre por dentro de novidades você só precisa assinar a nossa newsletter. Cadastre-se no site e receba todo o conteúdo do blog em seu e-mail.
Olá! Adorei as dicas do seu blog! Ganhou mais uma seguidora!
Que bom que você gostou Joana! Fico muito feliz!!
Adorei algumas dicas do seu blog! Adicionei ele aos meus favoritos!
Que bom Cláudia! Se você tiver algumas dicas para gente ir colocando aqui…
Gostei das dicas! Estava com algumas dúvidas que achei a aqui. Obrigado!
Obrigada você pelo comentário!!