Banner 7 tipos de lapidação

Conheça os sete tipos de lapidação das pedras preciosas

Olá Magnífica! Aqui estamos mais uma vez, e no post de hoje vou te contar os sete tipos de lapidação mais famosos no mundo das joias!
Você, que é amante de pedras preciosas assim como eu, precisa conhecer essas categorias para que quando for comprar suas peças as escolha com mais atenção e não seja enganada!


Antes de tudo, você deve estar se perguntando o que é o processo de lapidar e, porque as pedras são lapidadas.


O processo de lapidação nada mais é que criar facetas em volta da pedra para que ela possa reluzir sua cor e brilho de forma intensa. Uma pedra é lapidada porque muitas das vezes em sua forma bruta existem falhas na pedra e a lapidação as remove deixando-a mais clara e brilhante.


Atualmente, existem sete categorias de lapidação que são as mais famosas na joalheria.

Tipos de lapidação


1. Lapidação Brilhante


A lapidação “brilhante” é a mais antiga e conhecida, pois é a mesma do diamante. Possui 33 facetas na parte superior chamada de coroa e 24 ou 25 na parte inferior conhecida como pavilhão somando 57 ou 58 facetas.
Imagem

Diamante
Diamante lapidado / Reprodução / Google
Anel solitário aparador com zircônia com lapidação em brilhante semijoia
Anel solitário aparador com zircônia facetada em brilhante semijoia


2. Esmeralda

Famosa pelas esmeraldas, esse tipo de lapidação possui desníveis chamados “degraus” na parte paralela formando um octágono. Depois da categoria brilhante, esta é a mais conhecida.

Anel em ródio branco com  pedra cristal em lapidação degrau semijoia
Anel em ródio branco com pedra cristal semijoia

3. Coração


A mais romântica e pedida quando o assunto é presentes! A lapidação em formato de coração exige técnica para que se saia no formato perfeito.

Anel solitário com lapidação em formato de coração em ródio branco
Anel solitário de coração e ródio branco semijoia


4. Cabochon


É uma lapidação lisa muito usada para refletir as cores e os efeitos óticos de pedras preciosas opacas como opala e madrepérola. Ela é arredondada e convexa na parte superior e é encontrada nos cortes ovais e redondos para adornos.


5. Lapidação Oito/oito (8/8)


Esse tipo de lapidação é muito confundido com a do diamante, mas não se deixe enganar! Ela possui apenas uma mesa, 8 facetas na coroa e 8 no pavilhão, enquanto a do diamante possui certa de 58 facetas.
A quantidade de facetas interfere diretamente na refração de luz e brilho que uma gema transmite. Quanto mais faceta mais luz e brilho transmitirão a peça!

Anel solitário com aparador com pedra quartzo rosa cravejado com microzircônias feito em lapidação oito por oito semijoia
Anel solitário com aparador e pedra quartzo rosa cravejado com microzircônias


6. Mista


Como o próprio nome já diz, a lapidação mista envolve duas variedades onde uma parte é toda facetada ou em degraus e outra é completamente lisa. É um tipo muito comum que deixa a pedra mais atrativa para o consumidor.


Anel dourado com cristal água marinha semijoia
Anel dourado com cristal água marinha semijoia


7. Ceilão


A lapidação ceilão busca aproveitar o máximo possível da pedra bruta fazendo várias facetas nela. Rubis e safiras de Sri Lanka (antigo Ceilão) possuem esse tipo de lapidação.

Brinco luxo em ródio negro com pedra azul safira e micro zircônias em lapidação cabochão semijoia
Brinco luxo em ródio negro com pedra azul safira e micro zircônias semijoia


Aprendeu os tipos mais famosos de lapidação que as pedras possuem? Agora é ir às compras! Acesse o site da Magnífica Joias e escolha a semijoia lapidada que você mais gostou! Depois, vá até nossa página no Instagram e nos envie uma foto dela! Aproveite e nos siga para não perder nenhum lançamento viu?!


Um beijo, e até o próximo post, Magnífica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 6