pulseira pandora com berloques

Berloques: conheça uma das melhores opções para presentear

Um simples acessório como uma pulseira cheia de berloques pode dizer muito sobre a história e a personalidade de quem usa, além de servir como uma lembrança constante dos fatores importantes da vida.

Para quem quer entrar nessa, saiba que a mania pega tanto que vira um vício. Podemos até comparar com as tatuagens, que também contagiam e têm significado. Porém, os berloques têm a vantagem de poderem ser retirados, colocados e trocados a qualquer hora. Confira mais sobre o assunto no post de hoje!

De onde surgiram os berloques?

Berloque, na verdade, é o nome dado para cada pingente colocado na pulseira, que é feita para recebê-los. Esses pingentes são considerados símbolos de sorte, saúde, amor, conquistas ou qualquer coisa que tenha importância para a pessoa que usa.

O acessório virou uma febre entre as mulheres de uns anos para cá — e a tendência é que o sucesso dure ainda por muito tempo. Mas vocês sabiam que os berloques surgiram há muitos séculos atrás?

No Egito antigo, os berloques serviam como amuletos contra os espíritos ruins. Os egípcios acreditavam que os berloques serviam como uma forma de identificação perante os deuses na vida após a morte, além de demonstrar em que estágio da vida uma pessoa se encontrava.

Por volta de 1800, as pulseiras de berloques ressurgiram na moda da nobreza europeia com o nome de “charm bracelets”. Nos Estados Unidos, existe a tradição das pulseiras que são passadas das mães para as filhas. Com o passar dos anos, o acessório se modernizou e popularizou, ganhando o mundo inteiro.

Como escolher a pulseira?

Procure pulseiras com travas, para que os berloques não caiam na hora de abrir. A pulseira deve ter entre 2 e 3 cm a mais do que o diâmetro do pulso da pessoa que vai usar. Ela deve ser lisa, podendo ser rígida ou flexível.

Na verdade, existem pessoas que usam mais de uma pulseira ao mesmo tempo, misturando inclusive os tipos de materiais. Prata com ouro, por exemplo, combinam muito bem. Não existem regras ou temáticas adequadas. Por isso, é um presente ideal para mulheres criativas.

Você pode dar somente a pulseira para que ela aos poucos vá montando sozinha ou pode dar uma já completa. Por exemplo, o que você acha de presentear uma pulseira juntamente com o primeiro pingente, para dar início à coleção?

Como montar a coleção?

Uma pessoa aumenta aos poucos sua coleção de berloques, com pingentes simbolizando e homenageando família, amigos, animais de estimação, lugares do mundo, hobbies e outras paixões.

Ela pode ainda montar uma pulseira mais uniforme, tendo como critérios letras, temas, cores etc. Se quiser, pode até colocar pingentes que não tenham significado especial, mas simplesmente por achar bonitos.

Por exemplo, dá para colocar os símbolos dos maiores hobbies da pessoa em uma pulseira ou ainda colocar vários pingentes que, de alguma forma, estão relacionados a um hobby específico.

Uma grande vantagem dos berloques é que nem todos precisam necessariamente ser de uma mesma joalheria. Sendo assim, em qualquer lugar do mundo uma pessoa pode procurar por um novo item para a coleção. Tudo isso faz com que cada acessório seja único.

Para que os berloques não se misturem, existem os berloques simples, colocados entre os pingentes ou entre os “setores” de pingentes. Esses berloques são chamados de separadores ou muranos.

O que simbolizam os berloques?

Claro que cada item de uma pulseira de berloques tem um sentido que é particular. Entretanto, pode-se dizer que existem pingentes com significados praticamente universais. Veja alguns dos mais famosos:

Corações

Sobre esses não é necessário falar nada, não é mesmo? Qualquer coisa ou pessoa amada podem ser representados por esses símbolos.

Letras

Podem representar as iniciais da pessoa que usa a pulseira ou das pessoas que ela ama. Uma boa ideia é colocar, nessa sequência: inicial da pessoa — símbolo que represente o relacionamento (por exemplo, um coração) — inicial da pessoa amada.

Números

Geralmente representam idade ou datas especiais, mas podem ser números da sorte ou que carreguem alguma simbologia.

Bandeiras ou ícones de países do mundo

Representam viagens inesquecíveis que uma pessoa tenha feito ou que queira fazer. Essa é uma forma de sempre lembrar os momentos mágicos da vida. Pode ainda significar país de origem da pessoa ou da sua família.

Personagens famosos

Representam filmes, desenhos ou livros de que alguém seja fã ou que foram marcantes em alguma fase da vida. Existem inclusive coleções totalmente dedicadas a ícones de franquias cinematográficas específicas.

Bebidas

Isso mesmo! Não só existem berloques dedicados a bebidas, como eles fazem muito sucesso! Tanto podem significar vícios (como café e Coca-Cola) como indicar uma vida baladeira (como taças e garrafas de champagne).

Câmeras fotográficas

Um ícone de sucesso nas pulseiras de berloque, que pode significar uma paixão muito comum: a fotografia. Outras pessoas relacionam as câmeras às viagens turísticas.

Meninos e meninas

Dificilmente vão ter um significado diferente de filhos e filhas. Mas como criatividade é o que reina no mundo dos berloques, nunca se sabe!

Bichos

Quase sempre representam animais de estimação, mas existem também os animais com significados místicos.

Símbolos religiosos

São formas de professar uma devoção ou fé, além de servir como forma de proteção ou de buscar a sorte.

Como presentear com berloques?

Como você pôde ver, uma pulseira de berloques é um presente muito especial e personalizado. Tenha certeza de que a cada pingente que a presenteada acrescentar em sua pulseira, ela vai também lembrar-se um pouquinho de você!

Se você pensa que é preciso gastar muito para se presentear com berloques e pulseiras, se engana. Existem muitos modelos que são bem em conta, como os de prata fina, que não ficam devendo em nada nos quesitos beleza e qualidade.

Apenas tenha cuidado com um fator: assim como qualquer outro presente, não se deve comprar um berloque de acordo com o seu gosto pessoal. Pense no que realmente importa para a presenteada ou em algo que simbolize em algum aspecto o seu relacionamento com ela.

Caso você ainda esteja na dúvida se os berloques são a melhor opção para demonstrar seu carinho, leia a nossa postagem sobre as 5 joias mais adequadas para dar de presente!

Comments (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 41 = 48