Primeiro com as pulseiras e agora com os colares. As joias rivieras são peças que atraem muitos admiradores, conquistando rapidamente o público.
Elegante, de linhas limpas, a peça revestida de brilhantes — ou de quaisquer outras pedras preciosas — tem características únicas e salta aos olhos de quem gosta de acessórios, construindo uma boa ponte entre o clássico e o moderno.
Seja em looks casuais ou produções para festas, as rivieras vêm marcando presença, completando os mais diversos visuais, com uma pegada sofisticada e muito charmosa. Acompanhe o post e conheça a joia mais profundamente.
As características das joias rivieras
Com características bastante particulares, as rivieras têm sido uma das grandes constantes quando se trata de joias e acessórios em geral. Apesar de seu ar moderno e sofisticado, a joia é antiga e hoje se mostra como tendência, destacando sua atemporalidade.
A peça é composta, em geral, por uma sequência linear de pedras — e, mais recentemente, também em zircônias semijoia — presos em estruturas flexíveis de ouro, prata ou metal banhado. As pedras podem ter as mais diversas lapidações.
Comumente vista em formato de pulseiras — como em sua primeira aparição — ao longo dos anos, as rivieras também se tornaram colares e anéis. Estes, comparativamente, surgem como uma alternativa mais moderna aos colares de pérolas, principalmente compondo looks de gala.
Rivieras possuem o tradicional fecho de segurança encontrado nas joias: uma espécie de cadeado de encaixe com duas travas, uma em cada extremidade. Como algumas peças são feitas de pedras mais pesadas, esse fecho costuma ser reforçado. Algumas chegam a ter até 2 fechos.
O ar feminino e romântico dessa peça não necessariamente a associa apenas a ocasiões formais. É cada vez mais comum ver as rivieras compondo looks básicos do cotidiano, com roupas casuais e modernas, mas nem por isso menos charmosas.
Como surgiram as joias rivieras
A atemporalidade dessa joia se justifica e se mostra clara quando buscamos a origem e o surgimento dela.
Em 1987, durante um jogo de tênis, a atleta americana Chris Evert solicitou aos árbitros a interrupção da partida por um motivo curioso: ela havia perdido a sua pulseira de brilhantes enquanto jogava.
A situação, no mínimo inusitada, chamou a atenção de todos. Posteriormente, essa mesma atenção voltou-se para a pulseira, uma riviera, encontrada após alguns minutos de busca. Começava aí a grande popularidade da joia.
O destaque para o acessório foi ainda maior pelo fato de Chris Evert ser a tenista número 1 do mundo à época. Nos Estados Unidos, essa joia é conhecida como tennis bracelet.
Já o nome riviera, que significa região costeira, inspira-se na semelhança entre a cor das gemas da joia e a tonalidade das águas claras e cristalinas dos mares mais belos do mundo.
Pontos fortes
A versatilidade das rivieras é um dos fatores que mais conquista e faz com que essas joias sejam febre entre as suas adeptas.
Ultimamente, vimos a tendência do pulseirismo trazer à tona, e com força total, o uso constante da riviera. E se você prefere colares, não tem problema!
Seja na forma de um ou de outro acessório, uma riviera sempre complementa, com elegância e sofisticação, looks dos mais diferentes estilos para as mais diversas ocasiões: no dia a dia, nos momentos informais e de lazer, nas festas e eventos de gala, não há limites para as possíveis combinações.
Joias rivieras são coringas para ao acervo de acessórios de quem as possui! E essa versatilidade — além das muitas pedras preciosas, de diferentes formatos e tamanhos possíveis — é um dos fatores que justificam o fato de possuírem um custo ligeiramente mais elevado.
Montando looks
Looks casuais e para o dia a dia
Para o estilo mais contemporâneo e casual, as rivieras podem fazer o papel de peças de principal destaque do visual.
Por exemplo, combinadas com camisetas de malha e jeans funcionam muito bem! Nestas ocasiões, a joia traz elegância para o look mais leve. Uma excelente mistura high and low. Estes visuais se encaixam em saídas rotineiras durante o dia, como ir a faculdade, a um encontro casual com as amigas e até para trabalhar, caso seu emprego permita um visual mais descolado. Use cores básicas e deixe a joia se destacar! As camisas jeans também recebem um toque clássico com os colares de riviera. Não se esqueça do salto!
Caso seu ambiente de trabalho peça um pouco mais de formalidade, combine colares riviera com camisas de seda, estampadas ou não. Opte por pedras em tons mais claros — ou os eternos diamantes, que combinam com tudo — para não haver muita informação no look.
Ainda para ocasiões casuais, o uso de várias pulseiras de uma só vez também é uma tendência. Use pulseiras diferentes, de cores similares, e feche a sequência com a riviera.
Assim como no pulseirismo, os colares de riviera também podem ser usados em mais de um, preferencialmente dois, de uma só vez. Para dar estilo ao uso, opte por colares de tamanhos diferentes, mas sem muita disparidade entre eles. Você também pode brincar com as cores, se preferir.
Looks clássicos e de gala
A elegância das rivieras fazem com que elas sejam mais do que adequadas para o uso em ocasiões que exigem apuro e formalidade. Brilhe em festas, bailes, idas ao teatro ou jantares a dois. Use-as com vestidos elaborados, dando um toque de contemporaneidade aos clássicos. A noite é sua!
Casamentos também são ocasiões propícias ao uso de uma bela riviera! Tanto para noiva quanto para as convidadas, uma pulseira deste modelo é uma ótima pedida! É importante que, nestas ocasiões, use-se apenas as pulseiras riviera para não sobrecarregar o look, opte por outro tipo de colar.
É frequente vermos as famosas usando pulseiras rivieras no tapete vermelho, em premiações cheias de glamour, como o Oscar, por exemplo. Use a pulseira junto com um brinco de brilhantes. Se possível, siga a linha também no colar.
Gostou de conhecer as joias rivieras e já quer uma para chamar de sua? Curta nossa página no Facebook e saiba mais como combinar joias com o seu estilo em todos os momentos!
It works very well for me