joias cravejadas Magnífica Joias

Como são feitas as joias cravejadas?

Produzidas com muito cuidado e técnicas eficientes, as joias cravejadas são peças muito cobiçadas por quem aprecia acessórios de alta qualidade.

O design e a concepção são desenvolvidos sempre com o propósito de alojar a pedra da melhor maneira, sem danificá-la, sendo possível até sua reutilização em outro acessório.

Quando se trata da cravação, as joias passam a ser apenas a base para a pedra. Entretanto, elas precisam ser de qualidade e preparadas para recebê-la.

Este post vai mostrar um pouco mais o processo de produção das joias cravejadas e quais os cuidados que você deve ter com elas.

Como as joias cravejadas são criadas?

pulseiras riviera semijoia Magnífica Joias

O design de uma joia deve ser bem pensado para que o resultado final seja satisfatório e duradouro. A concepção da peça é o primeiro passo. O designer leva em conta materiais, tipos de pedras e tendências de moda.

Após o desenvolvimento visual por meio de desenhos, testes e esboços (sempre com apoio de softwares digitais voltado para o design), inicia-se a produção física da joia.

São várias etapas durante a produção, que podem se diferenciar entre uma joia ou semijoia. Após todos os processos, chega o momento de aplicar a pedra na peça: a cravação.

Esse método se dá por meio da fixação, sem danos, da pedra (gema) na joia. Por isso, todo o trabalho de design da peça deve ser feito pensando na cravação da pedra.

A área de alojamento da gema deve ser apropriada para o encaixe por meio da cravação. Essa é uma técnica muito minuciosa e feita por um profissional específico, que se dedica exclusivamente a essa parte do processo de produção do acessório.

Ele precisa inserir uma a uma todas as pedras (no caso de várias) na joia. Confira os principais processos de cravação:

  • Com garras: talvez o principal método. Nesse processo, as joias possuem garras (de modelos variados), onde as pedras são fixadas.
  • Inglesa: a pedra é colocada em um arco de metal inserido na pedra. Esse arco envolve a pedra e a mantém fixada por pressão.
  • No trilho: método ideal para quando são usadas várias pedras. Elas são alinhadas e inseridas em um trilho. A fixação se dá por conta de sulcos, que ficam nas laterais internas dos metais.
  • Pavê: consiste na cobertura de toda a área da joia com pedras, inseridas em furos. Nessa técnica, as joias ficam muito próximas uma das outras para que haja preenchimento total da base.
  • Invisível: o tipo de cravação mais discreta. Nesse procedimento, a joia é perfurada com uma broca fina e, em seguida, a pedra é encaixada nesse espaço. O resultado final é um dos mais bonitos e elegantes.

Qual a importância das joias bem ajustadas?

projeto de fabricação de joias cravejadas
Processo de fabricação da empresa Lemmis Joias.

O encaixe da gema na base deve ser feito de forma minuciosa e precisa, para que não haja nenhum tipo de danificação.

Para isso, o trabalho prévio de produção da peça onde a pedra será colocada necessita ser feito de forma perfeita. Caso contrário, ajustes posteriores precisarão ser feitos, ou seja, haverá retrabalho e atraso na produção.

As semijoias já contam com a facilidade das máquinas de corte a laser no momento de produção do molde. As impressoras 3D também cumprem bem o papel e fazem um modelo bastante preciso.

Independentemente dos avanços da tecnologia, nada substitui profissionais dedicados, conhecedores das técnicas e experientes. Eles saberão produzir os ajustes de forma adequada para uma peça perfeita.

Como saber que uma joia cravejada é de qualidade?

ourives trabalhando em joias cravejadas
Universidade online de Viçosa – Curso de ourives

Tão importante quanto o método de cravação é a qualidade da joia que vai receber a pedra preciosa. O espaço de alojamento precisa estar perfeito para o momento do processo de cravação.

Prata e ouro são os metais mais indicados para a aplicação da pedra, pois são nobres e não danificam. Mas, com o avanço das técnicas de produção, as semijoias ganham cada vez mais qualidade.

Apesar de mais baratas, as semijoias são ótimas opções por possuírem qualidade e beleza. As peças recebem camadas de metais de valor, que adicionam brilho e resistência ao acessório.

Sendo joia ou semijoia, o importante é que todas as etapas do processo sejam feitas com muita cautela e cuidado. Assim, seu acessório tem garantia de beleza, elegância e durabilidade.

Para que tudo seja feito da forma devida, as empresas delegam profissionais específicos para realizar o trabalho de cada etapa da produção, independentemente de quantas forem.

Com a junção de serviços exclusivos e tecnologia avançada — principalmente nos cortes e modelagens —, é possível adquirir peças de muita qualidade.

Como limpar e conservar as joias de maneira adequada?

como limpar joias cravejadas

Cuidar bem e fazer a limpeza das joias são pontos fundamentais para manter a integridade do acessório e aumentar sua vida útil, deixando sem marcas de uso ou de tempo.

Os primeiros cuidados são quanto ao uso. Evite usar as joias em situações e locais que as deixem suscetíveis a arranhões, como em trabalhos manuais com água ou outros materiais de risco, principalmente os químicos.

Quanto ao armazenamento, evite guardá-las em sacos plásticos. No porta-joias, conserve-as de maneira individual. Se não possuir compartimentos ou gavetas, use veludo ou flanela macia para envolver cada uma das joias.

Alguns cuidados de limpeza também são essenciais e específicos para cada tipo de jóia. Veja:

  • Joias sem pedra: deixe a peça de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Após 10 minutos, retire e enxague bem.
  • Joias com pedra: lave-as com água morna e detergente neutro. Esfregue com uma escova de cerdas macias. Após isso, enxague-a, mergulhe em um recipiente com água e retire em seguida. Deixe-a secar em cima de uma folha de papel toalha.

Há também alguns métodos não recomendados para as joias. Quando for deixá-las de molho, nunca ferva a água. A temperatura deve ser sempre morna. Também não faça uso de produtos que dizem limpar joias — as substâncias químicas presentes neles podem danificar as pedras permanentemente. 

 

Gostou de saber como são feitas as joias cravejadas? Ficou com vontade de adquirir uma para chamar de sua? Confira agora nossa categoria de argolas cravejadas!

Comments (4)

  1. Muito interessante essas técnicas! Faltou apenas fotos de cada tipo de cravação para ficar mais claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 59 = 64