Mamães e papais não perdem a oportunidade de enfeitar seus filhos com acessórios dos mais variados tipos. Nesse sentido, as joias para crianças são ótimas opções para os pequenos, e podem variar entre diversas peças.
Há uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma joia infantil, que vão desde o tamanho até o tipo de material em que a peça é produzida.
Os pequenos têm algumas limitações no uso, assim como necessidades específicas para que os acessórios não causem nenhum problema na pele ou em algum acidente doméstico.
O post a seguir vai apontar pontos importantes a considerar na hora de adquirir joias para uma criança. Acompanhe!
Há uma gama de modelos infantis
É muito comum os adultos, principalmente pais, quererem refletir suas concepções de beleza e estilo nas crianças. Isso é ótimo, pois os pequenos sempre estarão lindos, mas eles também precisam usar peças apropriadas.
Nas joias, há bastante opções de acessórios infantis, com temáticas voltadas para crianças, assim como ajustes e tamanhos específicos para elas. Dos recém-nascidos às crianças mais velhas, que já são capazes de escolher o que querem usar, há sempre uma alternativa totalmente apropriada para a faixa etária.
Essas opções vão desde joias mais delicadas, fininhas e menos agressivas, como brincos e pulseirinhas para bebês, até anéis, correntes, braceletes e colares para meninas e meninos mais velhos.
As joias podem ter temáticas esportivas, de brinquedos, bichinhos, flores e outros elementos que remetem à infância. É importante manter o tom infantil e mais leve nos acessórios, ainda que se trate de joias.
Cores vivas
Nada mais adequado para criança do que cores, não é mesmo? Para elas, todo colorido é bem-vindo. Nos brincos de pedras, por exemplo, muitas opções trazem diferentes tonalidades, uma mais linda que a outra!
Os pingentes dos colares ou correntes também podem ser coloridos e temáticos. Se a criança for maior, deixe que ela escolha um que a interesse de acordo com suas preferências pessoais.
É importante que os pais guiem para o que é adequado, mas que também deixem que os pequenos se expressem por meio de suas escolhas das joias depois que eles tenham um gosto mais definido.
Joias para crianças precisam de materiais adequados
Sempre que for escolher a joia infantil, observe o material usado na produção. É muito comum que alguns acessórios causem reações alérgicas ao entrarem em contato com a pele dos pequenos, principalmente bebês.
As joias mais leves, de ouro 18 quilates e hipoalergênicas, são as mais recomendadas para crianças. Essas peças não possuem adição de qualquer outro tipo de metal que possa vir a causar alergia.
Ouros de 14 quilates, por sua vez, recebem outros tipos de metal na sua produção. Isso se dá pois estes são menores e mais leves, consequentemente tendo que ser mais rígidos e, consequentemente, menos maleáveis.
Cuidados na aplicação de brincos em recém-nascidos
Quando tratamos de recém-nascidos, além da preocupação com os materiais das joias, é importante certificar-se de que a aplicação de brincos será feita de modo adequado e por profissionais experientes e capacitados.
Em algumas maternidades, há pessoal preparado para isso, e o bebê já deixa o hospital com o brinquinho, tudo feito em procedimento adequado, higiênico e sem riscos para a saúde do bebê.
Caso o brinco seja colocado em casa, é importante que os pais procurem profissionais de enfermagem que tenham experiência na prática. Buscar referências e indicações nunca é demais!
Tipos de joia para cada idade
Assim como a variedade de joias infantis é grande, elas também são divididas para as diferentes faixas etárias. Escolher o acessório mais apropriado para as crianças é ideal para que elas também gostem de usar as joias.
De 0 a 2 anos
Essa faixa etária começa com os recém-nascidos, e com eles deve haver todo cuidado com materiais que citamos acima. Os acessórios podem ficar entre brincos e pulseirinhas, essas últimas com placas que tenham o nome da criança gravado.
Evite peças muito pequenas e que possam ser facilmente retiradas para que não haja o risco de a criança engolir a joia. Nesta faixa etária, é muito comum levar tudo à boca.
De 2 a 5 anos
Nessa época, além dos brincos e pulseiras, abrem-se também as possibilidades para tornozeleiras, correntinhas e colares com pingentes, principalmente com temáticas infantis, como já citamos.
De 5 a 9 anos
A capacidade de escolha da criança já está mais desenvolvida, então deixe que ela participe da decisão do que usar. Nessa faixa etária, inclua anéis para as meninas e correntes e pulseiras para os meninos.
Joias com segurança para as crianças
Além de lindas e com temáticas apropriadas, as joias infantis precisam ser funcionais, proporcionando segurança pra os pequenos que as estiverem usando.
Nos brincos, as tarraxas costumam ter pontas na parte traseiras. Esse adereço pode machucar as crianças durante o uso ou até mesmo se ela resolver mexer na joia.
É importante procurar sempre por joias que tenham tarraxas forradas, pois essas cobrem as pontas que poderiam causar machucados e acidentes.
Ainda nos brincos, o ideal é usar joias com formatos arredondados e bem colados às orelhas quando se tratam de recém-nascidos. Essa recomendação parte do princípio que detalhes ou pontas podem agarrar nas roupas e machucar os pequenos.
Cuidados para não perder as joias
Outro cuidado importante, mas quanto a conservação das joias, é com os fechos e travas. Eventualmente durante as brincadeiras, pode ocorrer de pulseiras e correntes se abrirem acidentalmente.
Para evitar que isso aconteça e que as crianças percam os acessórios, é bom sempre buscar joias com fechos grossos e reforçados. Caso contrário, o prejuízo pode ser financeiro e até mesmo sentimental, em caso de perda.
Escolher a joia ideal vai além da beleza. Seguindo todas essas dicas, é possível adquirir uma peça segura, que não faça mal à criança e que seja totalmente apropriada para elas!
Gostou do post? Agora que você já sabe tudo sobre joias para crianças, entre em contato conosco pelo chat do nosso site para saber mais sobre nosso trabalho ou tirar alguma dúvida em relação aos nossos produtos!