As joias clássicas são capazes de transformar qualquer look, seja qual for a ocasião. Um brinco, colar, anel ou bracelete — ou até mesmo uma boa combinação entre algumas dessas joias — podem transmitir elegância e atrair muitos olhares.
No entanto, diversas mulheres ficam com dúvidas na hora de decidir o que usar. Uma boa dica para resolver esse problema é sempre contar com algumas peças-coringa, que nunca saem de moda e quase sempre combinam com tudo.
No post de hoje, você vai conhecer algumas joias clássicas que não podem faltar na sua coleção para que você esteja sempre linda e bem produzida. Confira!
1. Brincos de argola
Sejam discretos, médios ou enormes, os brincos de argola moldam o seu rosto e são atemporais — basta escolher o tamanho certo e você estará pronta para qualquer ocasião.
Esse tipo de brinco também possui diversos modelos: lisos, cravejados com pedras, metalizados, finos, grossos, coloridos, entre outros. Tudo para você escolher o que mais combina com seu estilo pessoal. Uma dica para arrematar o seu look é combinar o uso desse acessório com um penteado que prenda seu cabelo para cima, como um coque ou rabo de cavalo alto.
2. Colar e brinco de pérolas
Quando falamos de joias clássicas, é praticamente impossível se esquecer da autenticidade das pérolas. Tradicionais, icônicas e românticas, essas joias são capazes de empoderar qualquer look sem deixar a delicadeza e a feminilidade de lado.
Além disso, os acessórios com pérolas também costumam ser muito versáteis. Os brincos pequenos — do tipo botão, por exemplo — servem tanto para incrementar um visual mais executivo ou casual quanto adornar as orelhas das noivas no dia do casamento.
Os colares, por outro lado, costumam ser mais sofisticados e pedem por ocasiões mais especiais como jantares, encontros ou festas noturnas.
Uma dica é combiná-las com um vestido básico e escuro, pois o contraste entre as cores vai exaltar ainda mais a beleza e brilho das pérolas.
3. Joias rivieras
Para quem ainda não conhece, as joias rivieras são aquelas peças feitas com cordões finos, revestidos com pedras brilhantes e muito comuns em formato de pulseiras delicadas. Mas também podem aparecer em colares, brincos e anéis.
Apesar do seu aspecto moderno, esse tipo de joia é bem antiga, geralmente usada para compor looks de gala. Atualmente, as rivieras surgem como uma alternativa mais moderna às pérolas, igualando-se inclusive à sua versatilidade e elegância.
Por terem um design mais limpo, a maior parte dos modelos podem ser:
-
combinados e usados juntos, para montar um look mais casual;
-
utilizados sozinhos se o seu visual deseja passar a impressão de delicadeza e discrição com um toque de brilho.
4. Anéis de coquetel
Sabemos que o ideal é que toda mulher possua uma coleção de anéis cheia de cores e modelos diferentes para estar sempre preparada para qualquer ocasião, mas como este post é focado apenas nas peças-coringa, certifique-se que você possui pelo menos um anel de coquetel no seu arsenal.
Ao contrário do que o nome diz, esse tipo de joias não é apropriada somente para coquetéis; elas são chamadas assim por causa do glamour e destaque que promovem ao look. Esses anéis não precisam ser grandes, mas devem exibir algum detalhe chamativo como brilho, pedras cravejadas ou design original.
Esses acessórios são excelentes para as ocasiões mais especiais ou descontraídas, nas quais você quer se sentir confortável e chamar a atenção com a sua joia. Nesses casos, a cor é o elemento-chave: se for diferente do resto da roupa, deve ser a peça central da sua produção.
5. Brincos com pedrarias
Os brincos grandes com pedras cravejadas, pingentes, brilho ou do tipo lustre fazem parte do grupo das joias clássicas que quebram o galho quando as ocasiões mais formais, festas de gala ou eventos durante a noite aparecem repentinamente na agenda.
Essas peças glamourosas vão destacar seu rosto e transmitir muito luxo ao look, principalmente quando combinados com vestidos monocromáticos e sem estampas. Lembre-se que os brincos desse tipo chamam muito a atenção, por isso evite combiná-los com colares, pulseiras ou anéis muito grandes.
6. Acessórios com a pedra do seu nascimento
Esteja inserida em um colar, anel, pulseira ou par de brincos, a pedra do nascimento pode ser uma forma muito sofisticada e atemporal de expressar a sua singularidade em diversas ocasiões. Tudo vai depender do tamanho e acabamento da peça que você escolher.
Os anéis do tipo solitário com a sua pedra preciosa são sempre uma boa pedida para fazer bonito em uma reunião de trabalho, entrevista de emprego, festas formais — como as de casamento ou formatura — e até mesmo aquelas ocasiões mais descontraídas.
Se você ainda não sabe qual é a sua pedra, é só identificar o mês do seu nascimento na lista abaixo:
-
Janeiro: granada (também conhecida como ‘garnet’);
-
Fevereiro: ametista;
-
Março: água-marinha;
-
Abril: diamante;
-
Maio: esmeralda;
-
Junho: pérola (ou alexandrita);
-
Julho: rubi;
-
Agosto: peridoto;
-
Setembro: safira;
-
Outubro: opala (ou turmalina rosa);
-
Novembro: topázio;
-
Dezembro: turquesa (ou zircônia);
Essa relação entre mês e tipo de pedra preciosa pode variar de acordo com a joalheria.
7. Correntinha dourada
Uma corrente fina de ouro é sempre essencial para qualquer porta-joias; seja acompanhada de pingentes ou solitária. Basta colocar essa peça delicada no pescoço para valorizar o visual sem sobrecarregá-lo — e ainda iluminar o rosto.
Combinar esse tipo de colar com brincos deixa você pronta para encarar qualquer ocasião no dia a dia com simplicidade, discrição e feminilidade. Esse conjuntinho também oferece mais liberdade para você escolher a roupa e estilo que quiser para o look, pois dificilmente desarmoniza com outros acessórios e cores.
Agora que você já conhece as principais joias clássicas que você não pode deixar de ter e usar, que tal aproveitar o seu conhecimento e soltar a criatividade para inventar novas combinações entre elas? Crie looks que valorizem o seu estilo, pois essa é a melhor fórmula para se sentir bonita e confiante.
Gostou do post? Então aproveite para descobrir como as joias cravejadas são produzidas e conservadas!
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.
Muito obrigada! 😊
Gostei do artigo.