A moda executiva permite que o momento de ir para o trabalho seja mais que um simples compromisso diário. Poder vestir-se bem e se expressar por meio de roupas e acessórios, sem destoar do ambiente, é uma ótima oportunidade.
Entre as escolhas para compor o visual diariamente, as joias também merecem toda atenção. Afinal, os acessórios são capazes de dar aquele “up” ao look, principalmente se ele for mais sério, como os executivos.
Escolher a joia adequada para o momento, combinando-a de maneira certa, é fundamental para tirar o máximo proveito desse recurso. O luxo e a sofisticação, sem perder a seriedade, podem ser traduzidos por meio dessas peças.
O post a seguir vai mostrar como escolher a joia certa para trabalhar. Acompanhe e confira quatro dicas para não errar!
1. Na moda executiva, menos é mais
Toda mulher ama acessórios e sabe da importância deles. Às vezes, a vontade é de usar todos de uma vez, mas, especialmente no ambiente executivo, há de se tomar um cuidado maior com a escolha e, principalmente, com a quantidade de itens.
Assim como o restante da composição, o uso de acessórios deve ser bastante equilibrado e discreto. Ou seja, quanto menos joias forem usadas, melhor e mais adequado para a ocasião.
Isso também se aplica ao tamanho das peças. Por si só, as joias já brilham bastante e chamam atenção para o visual. Por isso, é ideal não exagerar em peças grandes e extremamente chamativas.
Opção por peças de impacto
Ter uma peça impactante é a melhor maneira de causar uma ótima impressão com a joia, mesmo sem ter de usar mais de uma ou em tamanhos exagerados.
Principalmente em ambientes de trabalho, em que a seriedade é exigida em altos níveis, essa opção é a mais adequada para brilhar sem perder o tom. Para isso, dê destaque a uma joia única.
O brinco por si só chama bastante atenção por ficar na área do rosto. As opções com uma pedra única ou pérola são ótimas, pois trazem brilho, sofisticação e discrição ao visual. Um colar sobreposto à camisa também é uma alternativa muito elegante.
Os braceletes podem cumprir muito bem o papel, caso a sua roupa dê espaço para eles aparecerem, por exemplo, em uma camisa com as mangas dobradas ou em um blazer que deixe a joia à mostra.
Use mais de uma peça no pulso, mas com a preocupação de que elas sejam mais discretas. Elas podem ter brilhos; é interessante para chamar atenção para seus gestos.
Nesse caso, se os braceletes forem a escolha, use um colar bem fino, preferencialmente nos mesmos materiais do bracelete, ou um brinco pequeno de pérola ou que tenha uma pedra única.
2. Joias seguindo o mesmo estilo para combinar
Há ocasiões em que é possível usar mais de uma joia no âmbito executivo, sem dúvida alguma. Para isso, é importante seguir algumas dicas valiosas!
Assim como no momento de combinar roupas, as joias devem também harmonizar entre si. Os acessórios precisam seguir a mesma linha um do outro. Por exemplo, se o seu brinco é de ouro, siga o mesmo no colar.
Caso a gargantilha tenha um pingente de pedra, é ótimo se você puder usar um brinco com o mesmo tipo de adereço. Tanto o estilo da joia quanto o material devem seguir a mesma linha, para promover harmonia e uniformidade ao visual.
Tonalidades que harmonizam bem com as roupas
Já que o assunto é combinar e harmonizar, é importante também falar dessa parceria das joias com o resto do visual. Geralmente, o que se veste para trabalhar são roupas de cores muito sóbrias e neutras, especialmente em escritórios.
Preto, branco, cinza e o off-white têm estado à frente nas tonalidades dos looks executivos, e eles precisam reger também a escolha das joias. A variedade de pedras dá a oportunidade de trabalhar muito bem as cores dos acessórios. Isso é ótimo, desde que eles combinem bem com as roupas.
É possível trazer mais cor nos acessórios, desde que o restante do look seja bastante neutro. Nesses casos de muita cor nas joias, é altamente recomendável dosar a quantidade e o tamanho das peças.
3. Anéis trazem tom leve para longos dias
Como passar todo um dia repleto de seriedade sem ter pelo menos, nas suas joias, um pouco de cor e alegria? Os anéis são os acessórios ideais para colocar mais vida no look executivo, trazendo um pouco de leveza.
Esse ar mais divertido, quebrando a seriedade da ocasião, pode surgir perfeitamente ao optar por joias coloridas para as mãos. Mais cor no visual de trabalho, desde que seja com moderação, faz muito bem!
O acessório, por ficar nas mãos, chama bastante atenção, principalmente se quem o utiliza gesticula muito ou fará, por exemplo, algum tipo de apresentação ou conduzirá alguma reunião durante o dia.
Opte por joias com mais cor ou até mesmo um tamanho maior, mas atentando sempre para que esse acessório seja o único mais chamativo na sua composição.
O tamanho do anel também vai ajudar a definir quantos você pode usar. Se eles forem do tipo maxi, a melhor pedida é usar apenas um, preferencialmente na mão que você mais usa. Se o tamanho for mediano, um acessório em cada mão fica ótimo!
4. Equilíbrio para atingir resultados incríveis
O equilíbrio sempre deve nortear as escolhas de joias para o trabalho. O brilho e as cores são bem-vindos, desde que estejam em harmonia com as tonalidades do restante do look.
Usar uma joia que tenha grande destaque é melhor do que colocar todos os acessórios de uma vez e pecar pelo excesso de informação visual, ou até mesmo transmitir um ar informal demais.
Com todas as dicas, o importante é jamais dispensar o uso de joias no seu dia a dia, independentemente do nível de rigor do trabalho. Há sempre espaço para acessórios que agreguem para a imagem de uma mulher sofisticada, elegante e moderna.
Gostou do post? Agora que você já sabe como utilizar suas joias preferidas, combinando-as com a moda executiva, que tal aprender como usá-las durante o inverno?